DIA MUNDIAL DA FISIOTERAPIA

athenas Fisioterapia, Institucional, YDUQS

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado no dia 8 de setembro, desde 1996, sendo a mesma data de fundação do World Confederaation of Physical Therapv (WCPT), no ano de 1951, que tornou-se World Physiotherapy.

O dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia e é uma excelente oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo demonstrarem o valor da profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional.

Todos os anos é definido um tema para as celebrações e este ano o tema é “O foco do Dia Mundial da Fisioterapia deste ano é a reabilitação após a COVID-19 e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas pela COVID-19”.

Contudo, dada a situação atual que vivemos, com todas as restrições que a ela se aplicam e embora reconhecendo a importância de reunir a profissão da fisioterapia globalmente, o conselho refletiu sobre uma série de incertezas em torno do COVID-19 como: orientação de viagens do governo, distanciamento social e restrições de viagens e o impacto na comunidade mais ampla de fisioterapia.

De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia WCPT a Fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações, de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

Saiba mais sobre o universo da Fisioterapia, e como ingressar, acesse: https://unijipa.edu.br/fisioterapia/