A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

athenas ATHENAS, ENEM, Institucional, Psicologia, VESTIBULAR, YDUQS


Vivemos em tempos de pandemia, momento este, causado pela presença do Covid-19 (coronavírus) em âmbito mundial. Neste contexto, um profissional de psicologia consegue desenvolver diversas funções essenciais para ajudar as pessoas em tempos tão difíceis como este que estamos presenciando em nossa sociedade.

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou essa nova espécie de coronavírus como pandemia, pelo fato de ter atingido e ser registrado em vários lugares do mundo. É importante destacar este ponto, pois o vírus se disseminou e os números aparecem de forma assustadora. É essencial que a população perceba a seriedade do caso e tome as devidas precauções para evitar o aumento de infectados.

Qual a importância da Psicologia em tempos de pandemia? 

A psicologia tem capacidade de aconselhar pessoas no sentido psicológico, garantindo, assim, a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos.

No contexto de uma pandemia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) constituiu a possibilidade da atuação de psicólogos em emergência e desastres, contextos clínicos, de assistência social e saúde pública. Assim, são várias as formas e possibilidades de atuação deste profissional, não se limitando somente ao atendimento físico, mas também, no ambiente digital, como o on-line. Nos atendimentos por meio da tecnologia da informação e comunicação, o psicólogo tendo cadastro prévio junto ao seu conselho CRP, pode atuar na:

  • Orientação sobre aspectos de higiene que visem minimizar os riscos de contaminação do vírus;
  • Conscientização das eventuais mudanças de hábitos e possíveis implicações emocionais que podem ser acarretadas por conta disso;
  • Abordagem, quando necessário, das implicações emocionais da quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento;
  • Exercício da profissão segundo os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, com informações precisas e que evitem o pânico.

As atuações acima, desenvolvidas por psicólogos, são de extrema importância em tempos de pandemia e constituem uma série de boas práticas que precisam ser seguidas para a superação da sociedade em momentos de crise.

A carreira do profissional de Psicologia

Este profissional pode atuar em várias áreas depois que sair da faculdade com seu diploma, entre elas estão:

  • Psicologia Organizacional;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Organizacional (Psicopedagogia/Psicomotricidade);
  • Psicologia Esportiva;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia do Trânsito;
  • Psicologia Clinica (Psicanálise/Comportamental/Analítica);
  • Psicologia Ambiental; e
  • A Neuropsicologia (atenção, memória, raciocínio, afeto, funções mortais e percepção).

Para o nosso cenário, vamos destacar a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Social.

Em uma pandemia, a psicologia hospitalar possui um papel fundamental. Isso porque ela é responsável pela mediação das relações entre pacientes e equipe de saúde.

As carreiras dentro da psicologia hospitalar que podemos citar são: 

  • Técnicos da psicologia;
  • Orientadores;
  • Psicoeducadores;
  • Treinadores de equipe;
  • Preparadores de times de resposta;
  • Psicólogos para atuar em demandas emocionais individuais ou grupais.

Sendo assim, em todas as carreiras acima citadas, o profissional que atua na psicologia hospitalar deve estar sempre preparado para identificar o que gera impacto à saúde mental.

Atuando no auxílio direto ou indireto, é possível contribuir para a adaptação do processo relacionado ao adoecimento, sem falar no suporte ao enfrentamento de outros desgastes, como o de recursos, que muitas das vezes podem ser acometidos alguns hospitais.

Já na área da Psicologia Social, saúde pública, é comum que o psicólogo desenvolva alguns processos de manejo numa situação de pandemia. Esses processos podem aliviar em grandes proporções o impacto da doença na saúde mental dos afetados, tanto do caos psíquico, quanto no atendimento ao quadro orgânico.

Por conta do pouco tempo de pesquisas sobre o novo coronavírus e das orientações e informações ainda divergentes e sendo atualizadas constantemente, a confusão causada na população é evidente, principalmente no que diz respeito às fake news. Dentro deste contexto, o trabalho do psicólogo é de respostas rápidas, com precauções e boas práticas nos atendimentos aos casos suspeitos. 

Veja que a profissão do Psicólogo desenvolve um papel de extrema importância na sociedade. É um dos pilares fundamentais no quesito saúde, principalmente nesta crise e isolamento social, na qual a nova geração não tinha passado por momentos como este vivenciado agora por todos nós.

Promover um atendimento humanizado é essencial tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde. Por isso, o papel da psicologia se mostra tão importante em tempos de pandemia.

Ficou interessado na profissão? Quer saber mais sobre este curso cheio de oportunidades de atuação e para o acarreia futura? Conheça o lugar certo para estudar Psicologia. Aproveite!

Saiba mais clicando em nosso link.  PSICOLOGIA:
https://unijipa.edu.br/psicologia/


Fez o Enem? Não? Deseja ingressar em um curso de nível superior? Nossa instituição está com o VESTIBULAR DIGITAL 2020/2 aberto (GRATUITO)! Use sua nota do Enem e ganhe descontos especiais ou faça nosso vestibular. Acesse: https://vestibularunijipa.com.br/inscricao/inicio/