DIA DO ENFERMEIRO: ACADÊMICA DA UNIJIPA HOMENAGEIA E FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO

athenas Institucional

O Dia Internacional do Enfermeiro é comemorado no dia 12 de maio. A data foi criada pelo Conselho Internacional do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nightingale, a mulher que é considerada a fundadora da enfermagem moderna, a data refere-se ao dia de seu aniversario, nascida em 12 de maio de 1920 em Florença.

No Brasil, o Dia da Enfermagem passou a ser comemorado depois de instituído pelo Decreto 2.956, de 10 de agosto de 1938, em memória à primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares, Ana Néri.

A categoria de enfermagem soma mais de 2,2 milhões de profissionais atuantes nos mais diversos níveis de atenção da área da saúde no Brasil. O trabalho desses profissionais é de suma importância para a manutenção da saúde.

O enfermeiro é responsável por promover, manter e restabelecer a saúde dos pacientes, trabalhando em parceria com diversos profissionais da área da saúde. É um profissional indispensável em hospitais, clínicas e até no atendimento domiciliar.

Estamos vivenciando uma pandemia (nível mundial) causada pelo Covid-19 (coronavírus), uma crise que está atingindo diversos setores e, em especial o da saúde. E para enfrentar, ajudar e salvar vidas, é preciso de profissionais atuando na linha de frente, sempre, exercendo seus conhecimentos adquiridos por meio de estudos, dedicações e amor pelo que faz, realizando sonhos e beneficiando a sociedade de modo geral. Um desses profissionais é o Enfermeiro.

“No ano de 2016 fui motivada por um amigo a procurar mais informações sobre o curso de Enfermagem na Unijipa, e assim eu fiz, verifiquei o corpo docente, o acolhimento, a estrutura física da faculdade, tudo era diferenciado, então, decidi que eu queria estudar lá. Hoje não me vejo em outra área e se pudesse escolher outro curso eu continuaria escolhendo a Enfermagem, nela me descobri mais humana, porque ela exige isso, humanidade e respeito; tornei-me mais dedicada aos estudos, pois é uma das ciências mais importantes para a manutenção da vida, me tornei mais cautelosa, prudente e responsável.  Cuidar de alguém exige pensamento crítico, e respeito às limitações físicas e emocionais.” Disse a acadêmica do 9° período do curso de enfermagem da Unijipa, Aline Alves de Souza.

“A enfermagem é cuidar, é ouvir, é se calar, é chorar junto, e é dedicação. No atual momento de pandemia, ela exerce um papel essencial na linha de frente, sendo sempre protagonista das ações de manutenção e proteção da vida. Nesta luta perdemos cerca de 108 profissionais para o COVID-19, a categoria está de luto, mas, ainda continua firme e exige  mais que aplausos, pede por reconhecimento, respeito e melhores condições de trabalho.” Relata Aline.

E já que estamos falando de homenagem, da comemoração ao dia desses profissionais, desses guerreiros, não poderia faltar uma homenagem vinda de uma futura enfermeira.

“Parabéns a todos os profissionais da enfermagem e acadêmicos que escolheram essa profissão. Que o mundo jamais esqueça a importância do nosso trabalho.” Concluiu a acadêmica.

Aos profissionais de enfermagem, o nosso reconhecimento e os nossos aplausos pelo trabalho desempenhado. Contamos com vocês!

ENFERMAGEM NA UNIJIPA

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) oferece o curso de enfermagem com grau de bacharelado, com carga horária de 4.000 horas, duração de 10 semestres.

Oferece uma estrutura ampla, um corpo docente qualificado, recursos tecnológicos, metodologias ativas e as melhores condições para você estudar e alcançar voos mais altos por meio da educação. Prova disse é que, a Unijipa obteve conceito 3 no índice Geral de Cursos, consolidando-se como a melhor Instituição de Ensino Superior de Ji-Paraná e a oitava melhor Faculdade da Região Norte. As informações foram oficialmente divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além do conceito 3, pelo MEC, e ser a melhor Instituição de ensino de Ji-Paraná; é também a 8ª melhor faculdade da Região Norte; e a 24ª entre faculdades e centros universitários da região Norte.

Click no link e confira mais detalhes sobre o curso em nossa faculdade. Link: https://unijipa.edu.br/enfermagem/

Siga a gente em nossas redes sociais: