PORTAL DA UNIJIPA FICA MAIS ACESSÍVEL DISPONIBILIZANDO RECURSOS DE “LIBRAS E VOZ”

athenas Institucional

O portal da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), agora ficou mais acessível, os internautas podem navegar com tranquilidade, pois está equipado com o sistema de assistente virtual que ler textos em voz alta e faz traduções para libras.

De acordo com o senso do IBGE (2010), cerca de 45 milhões de brasileiros, 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. Os deficientes auditivos englobam cerca de 5,10% da população.

Basta o usuário clicar na parte superior do lado esquerdo na figura das mãos ou no rosto com representação de voz, depois de escolhido, é só selecionar o texto que você deseja traduzir. Você ainda pode selecionar mais (+) ou menos (-) para aumentar ou diminuir a velocidade, você também tem a opção da caneta para escrever outras palavras.

Esta é a tecnologia assistiva para traduzir textos do português para libras. Já que estamos falando em acessibilidade, você sabia que a língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil em 2002? Pois é, reconhecida pela lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002. E que o dia 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais? Isso por meio de lei n° 13.055 em 22 de dezembro de 2014.

Sempre alcançando voos mais altos! UNIJIPA