UNIJIPA ADOTA MEDIDAS PARA CONTINUAR PRESTANDO UM SERVIÇO DE QUALIDADE EM TEMPOS DE QUARENTENA POR MEIO DO ENSINO REMOTO

athenas Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, calendario ead, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicado Oficial, Direito, Docentes, Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, FIES, Fisioterapia, Institucional, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social

Diante de muitas dúvidas que ainda persistem em meio à pandemia do Covid-19 (Coronavírus) e as devidas medidas adotadas por nossa instituição como meio de prevenção e cumprimento de decretos governamentais, por meio de parcerias, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) capacita e oferece suporte a seu corpo docente para enfrentar os desafios e continuar prestando um serviço de qualidade a seus alunos.

Os serviços que estavam sendo oferecidos normalmente no modelo presencial, antes da pandemia, ainda continuam sendo oferecidos, mas agora, diante do atual cenário que vivemos, estão sendo executadas normalmente e de acordo com o Calendário Acadêmico, sem prejuízos, no modelo remoto.

Para compreendermos melhor, buscamos a opinião de especialistas da área de tecnologias voltadas para o aprendizado, pois as tecnologias digitais facilitam a interação entre professores e estudantes, mas em si elas não garantem a aprendizagem. Como exemplo, há no mundo diversas plataformas como Canvas, Blackboard, Moodle, Google Classroom. E todas elas cumprem uma única função: entregar conteúdo.

Desse modo, o que dá vida ao conteúdo é o processo pedagógico, mediado pelos professores. São os docentes que por meio de diversas estratégias didáticas criam condições para a construção do conhecimento. Do ponto de vista da psicologia da aprendizagem, o conhecimento não resulta de atividades passivas, pelo contrário, é somente quando o aluno age ativamente em seus estudos, buscando entender, aplicar, avaliar e criar, dentro de um contexto colaborativo e contextualizado ao exercício profissional, pois houve aí um processo legítimo de aprendizagem e não de simples memorização.

E de acordo com esses profissionais, as ferramentas de comunicação não interferem no conteúdo que está sendo oferecido, nem no fornecimento dos mesmos. A única coisa que a plataforma faz é entregar esse conteúdo.

“Os alunos precisam ter em mente que contrataram um serviço educacional (com um processo pedagógico) e não as ferramentas. O serviço educacional continua sendo oferecido, só que agora, por conta de uma situação emergencial e temporária, na modalidade “remota”, por meio de ferramentas disponíveis no mercado. E o objetivo dessas ferramentas é servir como um veículo de comunicação transmitindo esse serviço educacional.” Diz o especialista em integração prática de tecnologias aos ambientes de aprendizagem, Antônio Ferro.

Nossa instituição está investindo na qualificação do corpo docente. Considerando o atual momento, a Unijipa contratou a Z26 Consultoria Educacional, empresa essa voltada para o desenvolvimento de soluções personalizadas no âmbito da formação de professores e implantação de novos projetos pedagógicos.

Essa parceira visa promover a formação de professores para a utilização de tecnologias digitais, voltadas para facilitação do processo de ensino e aprendizagem, dentro de uma proposta de metodologias ativas.
O projeto foi iniciado dia 01 de abril e primeira rodada de formação, aproximadamente 400 professores participaram das atividades de capacitação.

“Nesse período, todos viramos alunos. Docentes e estudantes estão aprendendo e se adaptando aos novos formatos de aulas. No início foi muito difícil, tanto para alunos como para professores, mas passado mais de 15 dias no modelo de aulas remotas, vemos inúmeras iniciativas que mostram que estamos no caminho certo.” Expressou o diretor pedagógico do Athenas Grupo Educacional, Edimar Sartori.

Nossa instituição está investindo, cada vez mais, na qualificação do corpo docente, para alinhar as estratégias de conteúdos e cumprir, da melhor forma possível, o pacto entre a instituição e os estudantes. Sempre procurando atender as necessidades dos acadêmicos, sem medir esforços, afinal, estamos todos juntos nesse desafio mundial que estamos enfrentando.

AULAS REMOTAS X EAD

Este novo formato de aulas remotas, ocasionado por desafios externos às instituições, vem gerando percepções distorcidas em alguns estudantes, mas neste momento de grandes questionamentos, esclarecemos as principais diferenças entre os formatos de ensino.

Neste momento, muitas pessoas estão completamente equivocadas com relação ao atual cenário de aulas. Estão confundindo a modalidade de aulas “remotas” (aula online) com o sistema EAD. Podem ser coisas parecidas, porém, distintas.

“O serviço de Ensino de Educação a Distância (EAD) é diferente do serviço ‘Remoto’. A modalidade EAD começa e termina a distância, conforme seu propósito, já a remota, que é a atual situação que estamos vendo, o ensino começou de modo ‘presencial’, está no remoto, e vai acabar presencial como começou. É uma situação atípica.” Explica o especialista, Antonio.

EAD-X-AULAS-REMOTAS-_UNIJIPA (1)

EAD-X-AULAS-REMOTAS-_UNIJIPA-02

MENSALIDADES

Ainda com relação aos preços das mensalidades e a efetuação de pagamento, é importante enfatizar que, os serviços continuam sendo prestados, os professores continuam trabalhando, os investimentos para melhoria de conteúdo e suporte neste período continuam sendo feitos e que, a Secretaria Nacional do Consumidor editou a Nota Técnica nº 14/2020, entendendo que não é cabível a redução do valor da mensalidade, nem a postergação dos pagamentos, tendo em vista que as Instituições de Ensino realizaram suas programações anuais para o funcionamento e a manutenção de seus serviços.

Clique aqui para ter acesso à Nota de Esclarecimento, na íntegra.

Desta forma, esperamos, também, que todos se mantenham seguindo as recomendações necessárias de prevenção dos órgãos de saúde contra o Covid-19, porque a nossa prioridade é cuidar de nossos alunos e colaboradores.

Sempre alcançando voos mais altos!