COVID-19 É O TEMA DE ESTREIA DO PODCAST “BOTICA DE SAÚDE”, CRIADO POR PROFESSORES DA UNIJIPA

athenas Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicado Oficial, Direito, Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Feira das Profissões, Fisioterapia, Institucional, JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia


Você já ouviu falar em podcast? Podcast é um material produzido em formato de áudio que pode abordar assuntos de forma prática. É como se fosse um programa de rádio, porém, mais acessível, pois os arquivos podem ser disponibilizados e encontrados em várias plataformas na internet, podendo ainda ser facilmente compartilhado de forma gratuita para ouvir em casa, no carro, onde e na hora que preferir.

Os professores Jeferson de Oliveira, Antônio Carlos (Neto) e Michele Fávero tiveram a iniciativa e estrearam o primeiro episodio do podcast “Botica de Saúde” envolvendo o tema da atualidade, Covid-19 (coronavírus). Na oportunidade, os mesmos abordaram o tema de diversas formas, confira:

  • A origem do COVID-19 – segundo o professor Me. Neto, que é coordenador e professor do curso de Biomedicina da Unijipa, a origem do Covid (Coronavírus) foi descoberta em 1937, porém, ainda não tinha identificação como esse tipo de infecção e síndromes respiratórias. Sendo identificado na década de 60, desde então vem se desenvolvendo e ficando mais resistentes até chegar à patologia Covid-19.

Explica ainda, como funcionam essas mudanças que vem ocorrendo com o Coronavírus. “O vírus pode sofrer mutações, pois ele usa as células do hospedeiro para se reproduzir, consequentemente, ele usa o DNA do hospedeiro. Mas isso não é algo de curto prazo”. Relatou o professor.

  • Aspectos epidemiológicos e sintomatologia – segundo a professora que atua lecionando aulas nos cursos de Saúde da Unijipa, dra. Michele Fávero, a síndrome respiratória é o que causa mais preocupação nos especialistas, porque temos sintomas que o corpo consegue dar resposta com o sistema imunológico, mas o Covid-19 não.

“Os pacientes, ao invés deles, em repouso, irem melhorando, o quadro da síndrome respiratória vai piorando, ou seja, conforme relatos que a gente vê, o paciente chega ao ponto de se sentir como se estivesse se afogando, isso acontece porque nós temos no ar ambiente 21% de oxigênio, que é o necessário para que nossas células sejam nutridas. Mas os pacientes com Covid-19 podem ter dificuldades na captação desse oxigênio, apresentar aumento de secreção e dificuldade na ventilação (perfusão).” Explica a professora.

  • Diagnóstico do COVID-19 – “Os testes para diagnósticos são feitos de forma moleculares que demora cerca de 24 horas ou mais para sair o resultado do exame. É coletado o material de secreções da boca e nariz para fazer o exame, em casos mais graves. Os testes são caros, no Brasil e no mundo estão sendo desenvolvidos kits, a Fiocruz está desenvolvendo esse tipo de teste para fazer o exame do Covid-19, mas leva tempo e treinamento.” Explicou ainda o prof. Neto.
  • Vacinação – segundo o prof, Me. Jeferson de Oliveira a imunização é um desafio porque existe certa dificuldade das autoridades para vacinar todas as pessoas, muitos fazem associação de alguns sintomas com o fato de ter sido vacinado, isso pode ser um grande problema em meio à pandemia enfrentada atualmente.

“Surgiram no país movimentos antivacinas, isso porque as pessoas sentiam efeitos como febre leve, desconforto, e por conta disso, começam a aparecer doenças que teoricamente estariam controladas no Brasil, mas que estão voltando, um exemplo é o Sarampo. Mas com esse cenário da pandemia, as pessoas vão começar a se orientar melhor e buscá-las, mas o problema é que existe um tempo mínimo para tudo isso ser desenvolvido. O mundo e o Brasil (junto com a Anvisa e Fio Cruz) estão fazendo parte de alguns protocolos de pesquisas da vacina contra o Covid-19, acredito que até o ano que vem já estará disponível. “ Complementou o professor.

Clique nos links para acessar e conferir na íntegra o podcast Botica da Saúdenas plataformas:

Plataforma Ancho: https://anchor.fm/boticadasaude/episodes/Curiosidades-sobre-COVID-19-ec3rt6; e

Plataforma Spotify: https://open.spotify.com/show/5SFmVY11KZstmqV50YxU7O?si=9cXmGtH9Rle_K5rUiAfNsA

Fique por dentro da página oficial que foi criada exclusivamente para tratar sobre o Covid-19 (Coronavírus) no site da Unijipa. Acesse: https://unijipa.edu.br/coronavirus/

Sempre alcançando voos mais altos! UNIJIPA

Siga a gente em nossas redes sociais: