2ª Jornada Acadêmica dos Cursos de Farmácia e Biomedicina da UNIJIPA

athenas Biomedicina, Farmácia, Institucional

Na manhã do último sábado, 30, aconteceu a 2ª Jornada Acadêmica dos Cursos de Farmácia e Biomedicina da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. Os professores e mestres, Fabiana Solla Sobral e Jeferson de Oliveira Salvi, ministraram os minicursos teóricos e práticos de Peeling Químico e Auriculoterapia, já o pesquisador e mestre da Fiocruz, Ronielle Monteiro ministrou o Minicurso de Bioprospecção para o desenvolvimento de novas drogas, seguida de palestra sobre a mesma temática. Ao fim do encontro, houve a visita técnica à Farmácia Magistral L’essence, onde o farmacêutico Erivaldo Junnyor, apresentou os aspectos legais e estruturais para o funcionamento de uma empresa deste ramo.

A abertura contou com a ilustre presença do Secretário de Saúde de Ji-Paraná, Rafael Papa, que abordou os desafios da Saúde no município. Houve a inauguração da LAMIPAM (Liga Acadêmica de Microbiologia e Parasitologia Médica), com a presença do professor e mestre Alexandre Meneguelli. Na ocasião a diretora Rosângela Silva, se fez presente para o webnário inicial com o doutorando Luiz Hendrix do instituto D’oor do Rio de Janeiro, o pesquisador abordou o uso da Cannabis Medicinal no tratamento de desordens neurológicas.

Durante a tarde, os acadêmicos participaram de palestras sobre o papel do farmacêutico na saúde pública, proferida pela Dra Flávia Rebechi da farmácia básica municipal e também da Mesa Redonda que discutiu Os desafios da profissão farmacêutica no estado de Rondônia. Desta participaram os Drs Adriano Soares (MEGAFARMA), Fagner Cardoso (Amazon Struthio e Omegas da Amazônia), Eusa Marques (Blackout), Rafael Lopes (Cynfarma), Ray Amaral (Erva Doce), Ricardo Persona (L’essence), Richard Calazans (Kim Master), Samela Albuquerque (FS Estética Avançada) e Walrick Rosa de Brito (Laboratórios Biomed).

Capacitar os acadêmicos nas áreas específicas da atuação farmacêutica e discutir o dinamismo do mercado farmacêutico para a construção de um novo perfil de egresso.

“Nossa jornada foi um sucesso e isto se deve ao envolvimento dos alunos que compuseram a comissão organizadora e aos profissionais e empresas parceiras com as quais nos relacionamos.
Para mim a cereja do bolo foi a mesa redonda! O relato de experiência desses profissionais renomados em suas áreas de atuação certamente abriu os olhos e despertou o interesse dos nossos alunos!” – afirma o professor e coordenador do curso.