Acadêmicos da UNIJIPA realizam disciplina de pós-graduação ofertada por UFSJ, EpiAmO – Fiocruz e ICB5 – USP

athenas Enfermagem, Farmácia, Institucional

Os acadêmicos de enfermagem Larissa Bernardo de Alencar Peixoto e Uanderson Relvas Pinto juntamente com os acadêmicos de farmácia Danielle Araújo Ferreira Marques e Eduardo Vinicius Santos Oliveira, entre os dias 04 e 08 de novembro, participaram da disciplina “Clínica, epidemiologia e diagnostico laboratorial das principais endemias humanas amazônicas” como ouvintes.

A disciplina foi realizada no Instituto de Ciências Biomédicas V (ICB5), localizado no município de Monte Negro em Rondônia, onde foram realizadas aulas teóricas e praticas sobre as principais doenças endêmicas da Amazônia. As aulas foram ministradas pelo Prof. Dr. Gilberto Fontes, professor titular da Universidade Federal de São João Del-Rei, pela biomédica Juliana de Souza Almeida Aranha Camargo, responsável técnica do laboratório de pesquisa e analises clinicas do campos avançados de pesquisa do ICB5/USP-Rondônia e pelo Prof. Dr. Luiz Marcelo Aranha Camargo, medico e professor da USP.

Dentre as patologias abordadas estão as de origem virais, parasitarias, bacterianas e fúngicas com maior incidência na região Amazônica. Alguns tópicos tratados foram: agente etiológico, vetor, sintomas, diagnostico clinico e laboratorial e tratamento.

Além das aulas teóricas e praticas ainda teve-se a oportunidade de presenciar a coleta de uma biopsia dérmica realizada pelos internos de medicina e uma anamnese com um paciente acometido por um fungo Coccidioides.

Tendo com objetivo a inserção dos acadêmicos na pesquisa científica através da parceria com outras instituições de ensino e pesquisa na região. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de toda programação ofertada por pesquisadores especialistas em cada área de conhecimento.

“A UNIJIPA através do NIEX, incentiva a todos que possuem interesse em participar dos grupos de pesquisas, assim como de atividades externas com a finalidade de promover a cada dia a interação entre a teoria e a prática” diz o professor Me. Alexandre Zandonadi Meneguelli, Coordenador do NIEX.