Docentes e discentes da Unijipa participam de projeto de Iniciação científica em parceria com a UNIFESP

athenas Biomedicina, Farmácia, Institucional

Em parceria com o Laboratório Alerta, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a UNIJIPA participará, em dezembro de 2019, do Projeto de Pesquisa One Health que auxiliará a Implantação de uma Rede Brasileira de Vigilância de Resistência Antimicrobiana em Saúde Única. O laboratório de Microbiologia da UNIJIPA foi um dos escolhidos para ajudar na coleta e na identificação de bactérias em Ji-Paraná.

As coletas foram destinadas às diferentes Regiões do Brasil. Na Região Norte, a cidade de Ji-Paraná foi uma das duas escolhidas. O objetivo da pesquisa é monitorar a presença de cepas resistentes em diferentes nichos ecológicos.

“Existe uma fronteira muito tênue entre as bactérias patogênicas e não patogênicas. O uso de antimicrobianos, na cidade ou na zona rural, contribui substancialmente para a evolução desses microrganismos que estão presentes no nosso cotidiano: no solo, na água e nos alimentos que ingerimos”, explica a Pesquisadora Me. Fabiana Sobral.

Segundo o Coordenador de Biomedicina, Me Antônio Neto, o projeto é importante para a UNIJIPA e para os acadêmicos terem o contato direto com a área da Pesquisa. “A experiência de contribuir com algo desse porte, sem sombra de dúvida contribuirá grandemente para a formação desses acadêmicos”.

“É uma satisfação muito grande poder participar deste processo. Isso demonstra a qualidade e o reconhecimento que os nossos docentes possuem. A UNIJIPA tem esse diferencial em seu DNA, a formação dos nossos alunos é atestada pelo potencial dos nossos professores” completa o Professor Jeferson Salvi, Coordenador do curso de Farmácia.

A ação acontecerá sob a coordenação da prof Me. Fabiana Solla Sobral e participação dos professores Me Alexandre Meneguelli, Me Antônio Neto, Me Jeferson Salvi da Unijipa, e Tiago Valiatti, Farmacêutico, Mestre e Doutorando da UNIFESP.

Os acadêmicos de Farmácia que farão parte da pesquisa são os estudantes: César Vinícius, Daniela Marques, Diego Luiz, Geziel Fiorotte, Hevillyn Melo, Jacilene Rodrigues, Rayssa Frankilaine, Thamires Magalhães e César Vinícius. E do curso de Biomedicina, serão: Ana Carolina e Geon Fábio.