Estudo de Parasitoses Intestinais é premiado na Jornada Científica da Unijipa

athenas Farmácia, Institucional

Acadêmicos do 6º Período do curso de Farmácia da Unijipa estão desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica: ESTUDO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS NA IDADE ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RONDÔNIA, desde Abril de 2019. E a pesquisa, que segue até dezembro de 2020, já está recebendo reconhecimento.

Os primeiros resultados do projeto foram apresentados na I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO DA UNIJIPA, e obteve a premiação de 1º lugar na categoria Pesquisa Original com Apresentação Oral.

“Este projeto contribuirá para a saúde das crianças principalmente que vivem em condições de vulnerabilidade social. Estamos buscando parcerias com a Secretaria de Saúde para que possa após o diagnóstico laboratorial ser realizado o tratamento das crianças que apresentarem níveis acima do padrão de parasitoses intestinais”, afirma o Professor Alexandre Zandonadi Meneguelli. O Núcleo de Iniciação Científica e Extensão – NIEX/UNIJIPA é responsável por acompanhar o Programa de Iniciação Científica – PROIC.

A pesquisa

O trabalho está sendo desenvolvido pelos estudantes: Gabriel Barbosa, Andrey M. Mendes, Lidiany Ropelato, Eduardo Baldo, Cézar Vinicius e Diego Luiz Matos e as atividades de pesquisa acontecem semanalmente, sendo orientadas e supervisionadas pelo Professor Orientador Alexandre Zandonadi Meneguelli.

O primeiro passo do projeto consiste em fazer parceria com uma escola para apresentar a proposta da ação, assim como os benefícios para os alunos, sociedade e escola.

Posteriormente, é entregue coletores aos alunos. Os voluntários na pesquisa fazem a coleta de fezes de acordo com as orientações realizadas para o exame parasitológico de fezes.

Após realizada a parte experimental no laboratório de Análises Clínicas da UNIJIPA, e também após todo o processo experimental e diagnóstico de cada criança, acontece o retorno na escola com a entrega dos resultados e atividades educativas sobre prevenção as verminoses.

O projeto de Iniciação cientifica tem por objetivo: Identificar, através das análises laboratoriais, as principais parasitoses em crianças na idade escolar do município de Ji-Paraná. Assim como, com os resultados é possível: a) Relacionar as parasitoses presentes nas amostras de crianças; b) Identificar a faixa etária e o sexo e sua incidência; c) Promover a sensibilização das crianças sobre os meios de contaminação por parasitoses; d) Realizar atividades de educação e saúde nas escolas.