Professor da Unijipa participa de Treinamento do Sistema CEP/CONEP em Belém

athenas Institucional

O professor e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Unijipa, Me. Alexandre Zandonadi Meneguelli participou do treinamento do Sistema CEP/CONEP na última semana em Belém (PA) a fim de aprimorar as formas de implementação das normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho.

O evento reuniu mais de 200 integrantes de comitês, representantes dos Estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá, Acre e Pará, momento no qual temas como: o papel e a participação dos usuários; especificidades éticas em pesquisas que utilizam metodologias próprias das ciências humanas e sociais (conforme a Resolução 510/2016); especificidades éticas em pesquisas que utilizam metodologias próprias das ciências biomédicas; especificidades éticas em pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde – SUS (conforme a Resolução 580/2018), além da troca de experiências sobre os casos relatados.

Segundo o coordenador, este órgão tem função consultiva, deliberativa, normativa e educativa, atuando conjuntamente com uma rede de Comitês de Ética em Pesquisa – CEP. “Para o CEP/UNIJIPA foi de suma importância a participação no treinamento. Com isso, podemos melhorar a cada dia o processo de gestão da unidade de ensino superior, atendendo o que determina as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde e vigentes na CONEP. Nossa proposta é realizar treinamentos com os membros do comitê, a fim de compartilhar o conhecimento adquirido”, reforçou.