Professores da Unijipa têm artigos divulgado em revistas especializadas

athenas Farmácia, Institucional

Os docentes Jeferson de Oliveira Salvi, coordenador do curso de Farmácia da UNIJIPA, Mestre em Biologia Celular e Molecular e Ely Eduardo Saranz Camargo, Doutor em Ciências Farmacêuticas e docente de Farmacognosia foram os orientadores do artigo “AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE E MUTAGENICIDADE DAS FOLHAS DE Peperomia Pellucida (L.) H.B.K”, feito em parceria com pesquisadores na área do estudo de plantas com potencial biológico, que foi publicado em duas revistas especializadas este mês de abril.

A pesquisa foi exposta nas novas edições da “Brazilian Journal of Surgery And Clinical Research” e da “Revista Fitos”, organizada e mantida pelo Instituto Farmanguinhos da FIOCRUZ.

Além disso, também foram publicados na “Revista Fitos” os artigos:

“Análise fitoquímica, toxicidade, potencial antioxidante e atividade antibacteriana da Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna”, que teve destaque como capa da revista: Ceiba speciosa (Paineira, Barriguda), e pode ser acessado em: http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.641

E “Avaliação tóxica, citotóxica e mutagênica/genotóxica de um extrato comercial de sangue do dragão (Croton lechleri)”, que pode ser consultado em: http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.605

Para os professores, as publicações ressaltam a qualidade do corpo docente do curso de Farmácia, ao orientar e estabelecer uma rede de colaboração com profissionais de outras instituições.

“Pesquisas que visam o estudo do efeito biológico e tóxico de plantas com fins medicinais ainda são poucas, sobretudo na região amazônica, apesar dessa prática estar historicamente inserida na cultura da população e do reconhecido potencial da nossa flora nativa. O reconhecimento do nosso trabalho é mérito da qualidade do corpo docente que dispomos na UNIJIPA e também resulta da experiência profissional que estabelecemos ao longo dos anos”, explica o Coordenador Jeferson.

“Pesquisa e extensão são os diferenciais capazes de moldar os futuros farmacêuticos que estamos formando. É nisso que acreditamos: a transformação pela educação! Agradecemos o apoio Institucional e todo o suporte do Núcleo de Iniciação Científica e Extensão (NIEX).”, completou o professor Dr. Ely.