Professora de Psicologia da Unijipa apresenta trabalho com apenados no “Profissão Repórter”

athenas Institucional, Psicologia

Hoje (31), o programa global “Profissão Repórter” apresentará o trabalho desenvolvido com apenados de Ji-Paraná e entre os entrevistados está a Psicóloga e Professora da UNIJIPA Maria Hercilia Rodrigues Junqueira, que desenvolve trabalho de orientação e aconselhamento psicológico, através de visitas ao presídio e a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC).

A atividade da profissional começou como uma ação voluntária, usada como pesquisa, na Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (ACUDA), em Porto Velho. Já nesse trabalho, que começou com a peça teatral Bizarrus, alguns alunos participavam de treinamento com esse público.

Em Ji-Paraná, a professora retomou a ação e incluiu a produção de Constelação Familiar com os apenados, objetivando a reconciliação deles com o passado.

Durante o desenvolvimento das orientações psicológicas e visitas, alguns acadêmicos auxiliam e participam dos aconselhamentos, e demonstram interesse em ser contratados pela instituição para continuar o trabalho após formados.

“É um aprendizado ímpar, porque as pessoas têm muito medo de preso. Mas estamos lá para trabalhar com pessoas. Acho que tem sido muito bom, para ajudar a eliminar o preconceito. Um entendimento maior do que é o ser humano”, explica a psicóloga.