Acadêmicos de Enfermagem participam da homenagem ao Dia do Caminhoneiro

26/07/2017

Os acadêmicos de Enfermagem, das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e III, participaram na última terça-feira (25) das atividades em homenagem ao Dia do Caminhoneiro e em prol do Julho Amarelo. Na ocasião, foram orientados pela Prof. Me. Emanoela Sousa.  A ação foi realizada em conjunto com a Empresa Rovema, a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Detran e Sesi.

No evento, os alunos realizaram testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além de aconselhamento de educação em saúde, aferição de medidas antropométricas, mensuração de pressão arterial, exames de glicemia capilar e multivacinação.

Esse mês é conhecido como Julho Amarelo, com o objetivo de prevenir e controlar as hepatites virais. Amarelo porque é a cor que, geralmente, o infectado fica quando a doença se manifesta (Icterícia – amarelão). Esses vírus atacam o fígado, um dos principais órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

As hepatites mais comuns são A, B e C, cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante, como alicates de unha. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis.

A ação é muito importante, pois nos últimos 10 anos, 1.283 pacientes residentes em Ji-Paraná foram notificados com hepatites virais e mais 1.411 pacientes de outros municípios também foram notificados pelas Unidades de Saúde de Ji-Paraná. Para nossos acadêmicos, a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam em sala de aula é imprescindível e gera ótimos resultados.