Alunos de Engenharia Ambiental participam de ação educativa no Rio Machado

03/07/2017

Na última sexta-feira (30), convidados por uma equipe da Sedam, os acadêmicos do 2º e 3º período de Engenharia Ambiental, acompanhados pelo Professor Alexandre Zandonadi, realizaram uma ação de Educação Ambiental, no Rio Machado em Ji-Paraná. Também participaram da ação a Semagri, a Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e membros da comunidade local.

A ação teve como objetivo sensibilizar a comunidade da importância da educação ambiental, através da distribuição de cartilhas aos moradores, de diálogos sobre a importância da preservação das margens do Rio Machado, da coleta de lixo na localidade, do plantio de espécies com a finalidade de arborização e controle da erosão.

Estas atividades são de alta relevância para a promoção da formação profissional dos acadêmicos de Engenharia Ambiental da Unijipa. Apesar da ação ter gerado bons resultados, é preciso a realização de outras atividades com maior frequência no local, para que se possa reduzir a cada dia a quantidade de lixo domiciliar descartado no local. Pois, todo esse material que fica depositado as margens do Rio Machado, afeta a fauna ictiológica do local. Sendo que essa fauna é responsável pela sobrevivência de várias famílias que trabalham como pescadores.

Outra ação prevista para o mês de agosto está sendo organizada pela Sedam, que irá realizar a coleta do lixo na área fluvial do Rio Machado. Os acadêmicos de Engenharia Ambiental da Unijipa vão participar do projeto novamente.