Participação do curso de Ciências Contábeis durante o 5º SIAPRO

19/05/2016

De 25 a 29 de abril, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) foi o palco escolhido para a 5º edição do Simpósio Acadêmico Profissional (SIAPRO), envolvendo todos os cursos da instituição em uma série de palestras e atividades práticas, com a participação de figuras importantes da comunidade local. Estiveram envolvidos nas atividades os acadêmicos do curso, docentes, convidados e a Coordenadora, Kéle Cristina Jardim Castro.

Ciclos de palestas e oficinas voltada ao contador e as áreas relacioandas ditaram o tom da participação do curso durante a semana, em especial, no dia 28 de abril, o curso de Ciências Contábeis realizou no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) a 2ª Edição da "Interação Contábil", que trata de questões da área contabilista de forma livre e descontraída, no formato do programa Altas Horas da Rede Globo. O evento contou com a presença da Psicóloga Fernanda Miranda, os Contadores Joelso Tavares de Andrade e Edgar Lucas Castelo Branco Kaiser, tendo como mediador Walmir Etori.

RESUMO DAS ATIVIDADES – 25 DE ABRIL: “Uma perspectiva atual para economia familiar”, por Enoque da Silva Reis; “Funcionamento e da relevância do Tribunal do Jurí”, por José Otacilio de Souza; “Empreendedorismo - Método Canvas, por Naiara Tanazildo e Nelson Neto; “O protagonismo no Departamento Pessoal”, por Angélica Angélica Farias Barbosa; “Etiqueta e Comportamento Empresarial”, por Eliane Pedrosa da Costa Saturno; “Auditoria de Materiais”, por Antônio José de Andrade Filho; “Planejamento Tributário - Como Pagar seu Imposto de Renda Corretamente”, por Elton Hudson Bazzi da Silva.

26 DE ABRIL: “Tecnologias do Futuro”, por Maurício Jesus Marques Júnior. “ O diferencial no mercado de trabalho”, por Francisco Clébio Pinheiro; “Segurança e Medicina no Trabalho”, por João Durval Ramalho Trigueiro Mendes. “Etiqueta e Comportamento Empresarial”, por Eliane Pedrosa da Costa Saturno; “A importância da Contabilidade na viabilização de Projetos Econômicos”, por Genivaldo Gonçalves Pereira de Campos; “Economia Digital”, por Carlos Henrique da Silva; “Gestão Fiscal com enfoque na Eficiência de Resultado”, por Joelso Tavares de Andrade; “O protagonismo no Departamento Pessoal”, por Angélica Angélica Farias Barbosa.

27 DE ABRIL: “O Comportamento no Ambiente Empresarial”, por Maria Aparecida de Oliveira; “Gênio Indomável: Um filme com discussões de cálculos matemáticos”, por José de Souza Vieira; “Sociedades Empresariais: Os tipos existentes no Brasil”, por Natalia Fernanda de Souza Assumpção Mendonça; “Etiqueta e Comportamento Empresarial”, por Eliane Pedrosa da Costa Saturno; “Planejamento Tributário - Como Pagar seu Imposto de Renda Corretamente”, por Elton Hudson Bazzi da Silva; “O protagonismo no Departamento Pessoal”, por Angélica Angélica Farias Barbosa; “A Nova contabilidade aplicada ao setor público”, por Luis Carlos Nazare do Nascimento.

28 DE ABRIL: “2º Interação Contábil - Discussão Acerca da Função Contabilista”, por Walmir Etori, Joelso Tavares de Andrade, Edgar Lucas Castelo Branco Kaiser e Fernanda Miranda Cavalcante.

29 DE ABRIL: “Motivação e Liderança”, por Fabiano Rufini de Andrade; “Finanças pessoais com ênfase em investimentos”, por Ivo Ferreira Machado. “Diplomacia brasileira, efetivação dos direitos fundamentais, gestão pública e financeira na era digital, tudo em nome da soberania”, por Francis Hency; “Etiqueta e Comportamento Empresarial”, por Eliane Pedrosa da Costa Saturno. “Na Crise Financeira o que se deve cortar ao ajustar uma orçamento doméstico”, por Nilma Guimarães Barbosa Silva.

De acordo com Jardim, o objetivo do Simpósio Acadêmico profissional foi despertar nos acadêmicos assuntos a certa da profissão. “A nossa programação procurou atiçar o espírito do contador que vive dentro de cada acadêmico, relacionado com temas de extrema relevância para o preparo além do que se espera de um profissional contábil, hoje no mercado de trabalho. Em nome da UNIJIPA eu agradeço pelo empenho, pela parceria e por todo o conhecimento trocado entre os convidados, os alunos e os professores. A 5ª edição do SIAPRO comprovou, em todo os detalhes, o grau de excelência dos eventos da nossa instituição.”, finalizou a Coordenadora.