Área Restrita

Ciências Contábeis

Reconhecimento Renovado - Portaria nº 704 de 18 de dezembro de 2013

 


O curso de Ciências Contábeis visa à formação técnica e científica de profissionais especializados no desenvolvimento e administração do Sistema de Informações Contábeis das entidades, com o propósito de produzir relatórios destinados ao cumprimento de exigências jurídico fiscais e relatórios internos destinados a subsidiar a formulação de decisões e promover o controle interno.

De início, a preocupação central dos cursos de Ciências Contábeis era o registro cronológico e sistemático dos atos e fatos contábeis, com o propósito de preparar relatórios periódicos destinados ao atendimento de exigências fiscais, ao uso de instituições financeiras, bolsas de valores e outros usuários externos. Era o domínio da Contabilidade Geral ou Financeira.

Os avanços experimentados tanto na área de Informática, de Controle Interno, como na área Gerencial, determinaram um redirecionamento dos cursos de Ciências Contábeis para uma visão intra-organizacional.

Por outro lado, órgãos reguladores das sociedades começaram a exigir relatórios de auditoria interna periódicos, com o objetivo de assegurar a confiabilidade dos mesmos. De igual modo, a administração pública passou a utilizar com frequência os serviços de auditoria externa.

Dessa forma, para contemplar todo esse mosaico de usos da informação contábil é que o curso de Ciências Contábeis deve preocupar-se com essas áreas de demandas específicas e ao mesmo tempo ser flexível, com o escopo de tornar-se adaptável às exigências de um ambiente empresarial em contínuo processo de mudança.


MERCADO DE TRABALHO

O campo profissional do contador é bastante amplo no presente, e com forte perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos segmentos dentro de uma empresa como Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.

Podendo também ser dono do próprio escritório, atuando como Profissional Liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.

Tendo a possibilidade de atuar também em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.


NOSSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Os alunos do Curso de Ciências Contábeis da UNIJIPA devem ter formação generalista e empreendedora, serem capazes de trabalhar em equipe, gerenciar pessoas, desenvolver pensamento crítico e manterem-se atualizados, possuírem senso de responsabilidade e ética e estarem aptos a tomar decisões de acordo com o contexto social, político e econômico no qual estiverem inseridos.


CONTATO
contabeis@unijipa.edu.br - (69) 3903-1500

 

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda

Clique para ampliar

Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Parte E