Área Restrita

Farmácia

Autorizado – Portaria nº 671 de 11 de novembro de 2014.


A Farmácia é caracterizada por ser uma área científica que tem como foco principal o estudo das características químicas e físicas dos compostos utilizados na produção de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados englobando também o estudo de disciplinas que auxiliem no diagnóstico laboratorial de determinadas doenças. Sendo assim, busca-se a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva do profissional, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio e na atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. 

 
MERCADO DE TRABALHO

 
O profissional farmacêutico pode atuar como responsável técnico de farmácias hospitalares, farmácias de dispensação pública e privada, farmácias de manipulação, distribuidoras de medicamentos, entre outros. Além de atuar como responsável técnico, o profissional pode exercer pesquisa em diversos campos: produção e controle de medicamentos e cosméticos, fitoterápicos, bioquímica, imunologia, farmacologia, assistência farmacêutica, análises clínicas, epidemiologia dentre outras áreas que englobe o perfil do profissional formado e a ementa geral das disciplinas do curso. Além disso, o farmacêutico pode exercer suas funções na área de perícia criminal e análise toxicológica de compostos, laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos, dentre outros locais nos quais a presença do profissional seja obrigatória.
 
NOSSO CURSO DE FARMÁCIA

 
Com um corpo docente excelente e preparado para promover uma ótima qualidade de ensino, a UNIJIPA está apta a oferecer aos seus alunos uma graduação que irá formar farmacêuticos prontos para atuar junto à comunidade na dispensação farmacêutica, na farmácia pública, comunitária e hospitalar bem como na área de análises clínicas e toxicológicas, tecnologia de alimentos, manipulação de medicamentos e cosméticos. Além disso, a universidade desperta nos alunos a importância do desenvolvimento de atividades que contemplem a assistência farmacêutica focando principalmente nas necessidades regionais.


CONTATO

farmacia@unijipa.edu.br

 

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda

Clique para ampliar.

Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Parte E